PRÁXIS Reflexão e Debate sobre Trabalho e Sindicalismo
Sindicalismo, Direitos Laborais...

CONTRA  REFORMA LABORAL – GOVERNO EM MARCHA ATRÁS

Partilhar

CONTRA  REFORMA LABORAL

O GOVERNO EM MARCHA ATRÁS

A Ministra do Trabalho Maria do Rosário Palma Ramalho anunciou uma contra reforma da Legislação Laboral, no sentido de a tornar mais flexível, e menos dependente do modelo presencial.

Antes defendia a necessidade de não haver mudanças sistemáticas na CLT, em nome da certeza e segurança jurídicas. Agora propõe-se reverter a muito recente reforma introduzida pela Lei n.º 13/2023, de 03 de abril. As contradições são evidentes: a Ministra se propõe a fazer mudanças sem avaliar o impacto das mudanças, enquanto sua aparente preocupação com a modernidade soa como a velha receita da Troika.

Apesar dos resultados positivos, do projeto piloto da semana de 4 dias, a Ministra já demonstrou não simpatizar com essa solução inovadora.

A vontade de liquidar o artigo 12-A, – uma solução inovadora – que prevê a presunção do contrato de trabalho no âmbito das plataformas digitais (em linha com a Diretiva Comunitária) mais que estranha é questionável.

Em suma, em questão pode estar a alteração à remissão abdicativa (que tanta preocupou o patronato), isto é, a possibilidade de o trabalhador renunciar a créditos trabalhistas, à presunção de laboralidade do trabalho prestado através das plataformas digitais, reverter as restrições ao recurso ao outsourcing após o despedimento coletivo e a flexibilização dos horários de trabalho.

Este Governo parece focado em anular os avanços da reforma de 2023 e em contentar o patronato. Depois da Agenda do Trabalho Digno, desenha-se um caminho indigno?

Não há tempos de espera. Então pode ser tarde. A Práxis pretende desde já discutir as medidas dessa Contra Reforma Trabalhista e os desafios enfrentados pelos trabalhadores e

suas estruturas de representação coletiva.


PARTICIPAÇÃO DE: Zenha Martins, Professor universitário. Docente de Direito de Trabalho da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, membro da Práxis.

APRESENTAÇÃO, MODERAÇÃO E ENCERRAMENTO: Joana Neto, docente universitária e membro da direcção da Práxis

INSCRIÇÕES AQUI

 


Partilhar

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Lear mais..

TRADUÇÃO