MATERIAIS DO DEBATE SOBRE O LIVRO VERDE
A PRÁXIS, de modo ativo e informado proporcionou no passado dia 11 de dezembro de 2024, um debate sobre Livro Verde, procurando realizar uma leitura critica necessária, barrando o caminho a todos os que a pretexto da sustentabilidade do sistema previdencial mais não querem que limitar os benefícios e favorecer a apropriação privada das suas contribuições e economias.
A despesa social pública em Portugal é de 22,6% e a média europeia de 26,8% dos PIB nacionais (dados da EU). Não precisamos de emagrecer, mas de fortalecer, o nosso Estado Social. Há ainda muito a fazer para melhorar, não para enfraquecer, o nosso sistema público, universal e solidário.
Com base nos importantes contributos de todos os participantes neste debate, a Práxis elaborou e apresentou o seu parecer nos termos regulamentares estabelecidos para a apreciação publica do referido documento, o qual demos a conhecer a todos os associados e amigos da práxis, a quem solicitamos também que façam todas as partilhas possíveis no seu universo social.
Para uma melhor localização e utilização dos principais materiais utilizados aqui ficam as respectivas ligações.
GRAVAÇÃO INTEGRAL DO DEBATE
Livro Verde para a Sustentabilidade do Sistema Previdencial
INTERVENÇÃO DE ABERTURA
Henrique Sousa (Práxis)
INTERVENÇÕES DOS ORADORES PRINCIPAIS
Vítor Junqueira (membro da Comissão doLivro Verde; economista e ex-Director do C. N. Pensões)
José Cid Proença (jurista e ex-DirectorGeral da Segurança Social)
Maria Clara Murteira (economista e professora da Faculdade de Economia da U.Coimbra)
INTERVENÇÃO DE ENCERRAMENTO
Henrique Sousa (Práxis)
TRANSCRIÇÕES DAS PRINCIPAIS INTERVENÇÕES