PRÁXIS Reflexão e Debate sobre Trabalho e Sindicalismo
Sindicalismo, Direitos Laborais...

A temperatura sobe e a produtividade desce!

Estamos prontos para o verão escaldante no trabalho?

Partilhar

A temperatura sobe e a produtividade desce!  

Estamos prontos para o verão escaldante no trabalho? 

O calor aperta, e não é só na praia! Em Portugal, e um pouco por toda parte, (mais no interior e no Sul, claro!) o verão chegou para ficar mais tempo, mais intenso e com temperaturas que nos fazem suar as estopinhas só de pensar em trabalhar. E o pior é que em muitos de nossos locais de trabalho é completamente ignorado que somos feitos de carne e osso, não de ferro fundido!  

Com raras exceções – sim, os escritórios e empresas de serviços nos centros urbanos, serviços da administração, onde às vezes há grandes tensões sobre a temperatura do ar condicionado – a maioria dos espaços laborais (agricultura incluída) está se transformando em estufas, torrando não só nossa produtividade, mas, mais grave ainda, nossa saúde! 

Onde o suor encontra o salário mínimo: um problema em ebulição! 

Não estamos a falar de um mero incómodo. O calor excessivo no trabalho é um inimigo silencioso e perigoso. Reduz a concentração, aumenta a fadiga, potencia o risco de acidentes e, em casos extremos, pode mesmo levar a doenças graves.  

E quem mais suporta essas condições são os profissionais menos qualificados, as profissões mais duras. Também em geral quem menos ganha, quem leva o salário mínimo ao fim do mês. São dos mais desfavorecidos. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Lear mais..

TRADUÇÃO