PRÁXIS Reflexão e Debate sobre Trabalho e Sindicalismo
Sindicalismo, Direitos Laborais...

Mais participação e democracia na empresa

Partilhar

Em Espanha, um grupo cidadãos ativos, de origens muito diversas, decidiu formar uma PLATAFORMA DE DEMOCRACIA ECONÓMICA. Querem que a democratização económica, nestes tempos de aceleração tecnológica, seja colocada na agenda política. E querem favorecer a tomada de medidas que levem a MAIS PARTCIPAÇÃO E DEMOCRACIA NAS EMPRESAS e locais de trabalho. (https://democraciaeconomicablog.wpcomstaging.com/) 

 

São um grupo diverso, heterogéneo com abordagens complementares, que quer promover e e tem promovido iniciativas que fazem da democracia na empresa uma questão relevante na agenda política.  

Têm um MANIFESTO fundador, de 2018, publicaram um dossier intitulado “VINDICANDO DEMOCRACIA EM NEGÓCIOS”, publicado por Economistas sem Fronteiras (EsF) e pela Fundação Dia de Maio, que explorou as diferentes perspetivas de participação laboral. Já em 2019 lançaram um apelo europeu à participação dos trabalhadores em empresas. Envolveram-se em 2020 no documento DEMOCRATIZANDO O TRAZANDO, cuja assinatura foi liderada por Thomas Piketty, James K Galbraith, Dani Rodrick, publicada em 34 meios de comunicação social globais. Já elaboraram uma PROPOSTA LEGISLATIVA  

Em colóquios abordaram temas diversos, tais como uma revisão das estratégias sindicais sobre recuperação de empresas e economia social e uma análise dos obstáculos financeiros e jurídicos que dificultam soluções participativas e um conjunto de propostas legislativas ligadas à lei da insolvência. 

Durante 2022 publicaram o livro “A COMPANY FOR ALL? La participación del trabajo en el gobierno corporativo” que compila um conjunto de análises de peritos.  

A necessidade de uma lei de participação adequada à situação política atual é uma das suas prioridades, 


Partilhar

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Lear mais..