PRÁXIS Reflexão e Debate sobre Trabalho e Sindicalismo
Sindicalismo, Direitos Laborais...
Photo by Steve Johnson on Unsplash

Inteligência artificial e dos algoritmos na negociação coletiva.

Partilhar

Interessados todos devemos estar no tema da inteligência artificial e dos algoritmos na negociação coletiva. 

Esta conferência (em espanhol) de uma grande especialista na área, María Luz Rodríguez, organizada e registada pelo ETUI,  aborda a experiência espanhola. Mas do seu conhecimento seguramente nos inspiramos.  

María Luz Rodríguez Fernández é professora de Direito do Trabalho na Universidade de Castilla-La Mancha (Espanha).  

No último ano, trabalhou como Especialista Sénior em Instituições do Mercado de Trabalho na Organização Internacional do Trabalho em Genebra, e elaborou o relatório para a Reunião de Peritos sobre Trabalho Digno na Economia das Plataformas, realizada em Outubro de 2022. É considerada uma das maiores especialistas sobre o impacto da tecnologia no trabalho. Os seus últimos livros em espanhol são “Plataformas digitales y mercado de trabajo”, 2019 e “Humanos y robots“, 2020. Em 2017, María Luz passou um mês no ETUI como investigadora convidada, explorando o tema da digitalização. 

Esta conversa integra-se nos AI Talks @ ETUI, são conversas que se centram nas diferentes dimensões da IA – ética, social, ambiental, jurídica, tecnológica – e no seu impacto no mundo do trabalho. A sua animadora é Aida Ponce Del Castillo, Senior researcher @ ETUI 

Especialistas de topo do mundo académico, da sociedade civil e de organizações de direitos em linha, entre outros, têm participado e partilhado as suas ideias e conhecimentos sobre a inteligência artificial, construindo uma visão de 360° sobre a forma como a IA está a perturbar e a remodelar o mundo em que vivemos. Este é um tema inadiável para os representantes dos trabalhadores. Aqui podem recuperar as talks já passadas e registar-se para as próximas iniciatrivas. 

 


Partilhar

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Lear mais..