PRÁXIS Reflexão e Debate sobre Trabalho e Sindicalismo
Sindicalismo, Direitos Laborais...
Image by cookie_studio on Freepik

Collective bargaining in the platformeconomy: a mapping exercise of existing initiatives

Partilhar

Vale a pena dar uma olhada atenta (se não der para o inglês, sabereis como fazer uma tradução automática aqui ou aqui ). 

Por exemplo, dá-nos uma boa ideia do que vai por aí de tentativas do Movimento Sindical de integrar estas plataformas nas regras e na negociação coletiva. Itália e Espanha são os mais adiantados. Pelo menos nos esforços. 

E também vale a pena ver quem é quem neste processo. Em Itália os sindicatos tradicionais são o dobro de tudo o resto, mas em Espanha, por exemplo, há um equilíbrio com outras organizações. 

No estudo, interessa também ver como os sindicatos, em muitos casos, se reforçam cooperando com outras organizações dos trabalhadores das plataformas – algo que no universo português parece liminarmente afastado – e ainda a relação com as associações de consumidores. 

Enfim,  aqui  Collective bargaining in the platform Economy: a mapping exercise of existing initiatives uma leitura que nos pode inspirar. 


Partilhar

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Lear mais..