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Novo relatório da Eurofound: o estado da arte das relações laborais na União Europeia

Novo relatório da Eurofound: o estado da arte das relações laborais na União Europeia

Boletim ADAPT, 22 de janeiro de 2024, n.º 3  No passado dia 5 de dezembro, foi publicado pela Eurofound um relatório intitulado Medição das principais dimensões das relações industriais e da democracia industrial , que visa: (1) atualizar os índices, desenvolvidos pela mesma agência em 2018 , de quatro dimensões principais (democracia industrial, competitividade industrial, justiça social, qualidade do trabalho e emprego); (2) desenvolver uma análise do índice de democracia industrial para o período de 2008 a 2021, com especial atenção ao aspecto da convergência dos sistemas industriais nacionais com a União Europeia; (3) atualizar o sistema de classificação das relações laborais para contribuir para a análise transnacional das tendências evolutivas de 2008 a 2021.

O contexto político em que este relatório foi realizado é caracterizado por uma forte instabilidade económica e sociopolítica, à qual as instituições europeias responderam com o programa NextGenerationEU e com a suspensão do Pacto de Estabilidade e Crescimento até ao final de 2023.

No que diz respeito à questão das relações laborais, nos últimos anos, registaram-se duas intervenções principais: a publicação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, que reafirma o compromisso com o diálogo social bipartido a nível da UE, e a directiva relativa aos salários mínimos adequados na União Europeia (2022/2041), que valoriza a importância da negociação coletiva e reconhece a sua relevância na determinação dos salários mínimos.

Primeiro objetivo: atualização dos índices

No que diz respeito ao primeiro objetivo do relatório, a partir de uma primeira análise do índice relativo às relações laborais como um todo, que equivale à média dos índices que serão vistos com mais detalhes a seguir, pode ser observada uma situação  bastante polarizada. Tendo em conta a média da UE de 49,9 pontos, temos cinco estados (Dinamarca, Finlândia, Países Baixos, Áustria, Suécia) com uma pontuação superior a 70, enquanto outros três estados (Grécia, Bulgária, Roménia) estão abaixo dos 30 pontos. Além destes grupos que estão nos extremos, temos outros sete países (Alemanha, Luxemburgo, Bélgica, Irlanda, Eslovénia, França, República Checa) que estão acima da média, e outros doze (Estónia, Malta, Lituânia, Espanha, Croácia, Letónia, Itália, Polónia, Eslováquia, Portugal, Chipre, Hungria, Grécia) localizados abaixo. Analisando as quatro dimensões principais, nota-se que os países que estão nos pontos mais altos e mais baixos do ranking que acabamos de ver também mantêm as suas posições nos outros quatro índices, enquanto os países mais próximos da média da UE apresentam um maior desequilíbrio nos níveis relativos aos quatro índices principais. Vejamos agora mais detalhadamente, o índice de democracia industrial, definido pela Eurofound como um processo participativo e democrático que inclui o direito dos empregadores e dos  trabalhadores de participarem na governação das relações de trabalho, direta ou indiretamente, através dos sindicatos, conselhos de empresa, delegados sindicais ou outras formas de representação dos trabalhadores a qualquer nível. Também aqui o gráfico apresenta uma situação polarizada, com cinco países (Áustria, Dinamarca, Finlândia, Países Baixos e Suécia) com pontuações superiores a 70, e três países (Estónia, Hungria e Letónia) com pontuações inferiores a 35, com uma média europeia de 53,6. A Itália está posicionada um pouco abaixo da média (49,9) mas apresenta um desequilíbrio entre os bons resultados alcançados na governação associativa e uma das pontuações mais baixas em matéria de direitos dos trabalhadores.

O segundo índice chave é relativo à competitividade industrial, que é a capacidade de uma economia atingir uma taxa consistentemente elevada de crescimento da produtividade e um bom desempenho entre os seus intervenientes económicos, incluindo as pequenas e médias empresas (Eurofound, 2018a). Deste ponto de vista, a situação parece menos polarizada, com exceção das duas últimas posições, ocupadas pela Roménia e pela Bulgária, com resultados significativamente inferiores à média (20,8 e 18,7, respetivamente, face a uma média de 49,9). Também aqui a Itália, apesar de obter um resultado acima da média (50,9), apresenta um desequilíbrio entre as duas componentes da competitividade industrial, com uma pontuação muito elevada em eficiência de recursos e sofisticação e uma pontuação muito baixa em crescimento inclusivo e inovação. Ao nível da justiça social , que consiste na distribuição justa e não discriminatória de oportunidades e resultados dentro de uma sociedade, com o objetivo de reforçar as capacidades de todos para tornar possível uma melhor autodeterminação e autorrealização (Eurofound, 2018a) , em comparação com a média europeia de 50,5 pontos, nos primeiros lugares, acima dos 70 pontos, encontramos a Finlândia, a Dinamarca e os Países Baixos, enquanto nos últimos lugares, abaixo dos 30 pontos, encontramos a Espanha, a Roménia e a Grécia. A Itália ocupa o quarto dos últimos lugares com uma pontuação de 30,4 e tem um nível particularmente baixo de igualdade de oportunidades no domínio educativo (25,7 em comparação com uma média da UE de 58,1).

Por último, no que diz respeito ao índice relativo à qualidade do trabalho e do emprego , definido como o conjunto de emprego e condições de trabalho que garantem a carreira e a segurança no emprego, a saúde e o bem-estar, um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional e a oportunidade de desenvolver competências ao longo da vida (Eurofound, 2002, 2016) , com uma média europeia de 48,1 pontos, nos primeiros lugares, acima dos 70, estão o Luxemburgo e a Áustria, enquanto nos últimos lugares, abaixo dos 30, Itália, Chipre, Eslováquia, Grécia. Dois aspectos são interessantes de destacar. A primeira é que entre os cinco principais países, a Áustria, a Alemanha e os Países Baixos têm uma pontuação baixa no parâmetro horário de trabalho e na diferença de género; a segunda é que o país com a melhor pontuação global em termos de qualidade do emprego, ou seja, a Roménia, é também o país com o segundo pior resultado em termos de segurança no emprego e competências.

Pontuações do Índice de Relações Industriais, UE e Estados-Membros, 2018–2021

Segundo objetivo: o índice de democracia industrial entre 2008 e 2021 Passemos agora ao segundo objetivo, observado durante o período 2008-2021, o índice de democracia industrial mostra uma ligeira divergência ascendente, ou seja, um pequeno aumento na pontuação média da UE27, enquanto as diferenças entre os vários Estados- Membros permaneceram quase inalteradas (tudo isto como resultado de uma ligeira divergência descendente no período 2013-2017 e de uma ligeira convergência ascendente no período subsequente). Mais detalhadamente, Bélgica, Croácia, Chipre, República Checa, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Roménia, Eslováquia e Espanha apresentam, entre 2008 e 2021, uma pontuação relativa ao índice de democracia industrial bastante semelhante à pontuação média de UE27. Mais nove países estão convergindo. Em particular, a Bulgária, a Estónia, a Letónia, a Lituânia, a Polónia e Portugal começaram com uma pontuação inferior à média da UE, mas estão a recuperar rapidamente para perto da média. Em vez disso, a Dinamarca, os Países Baixos e a Eslovénia estão a aproximar-se da média europeia porque as suas pontuações inicialmente mais elevadas estão a diminuir. Os restantes países estão a divergir positivamente, no caso da Áustria, Finlândia, Luxemburgo e Suécia, que partiram de uma pontuação superior à média e continuaram a crescer a um ritmo mais rápido do que a média europeia, ou negativamente, no caso da Hungria e Malta, que partiu de uma pontuação mais baixa e continuou a diminuir.

Pontuações do Índice de Democracia Industrial e variação absoluta, por Estado-Membro e intervalo de anos, 2008-2021

Terceiro objectivo: modelos de relações laborais na União Europeia

O último ponto que o estudo se propôs analisar foram as diferentes formas como o sistema de relações laborais baseado na democracia industrial é delineado nos vários países. Nesta perspectiva, é possível dividir os Estados-Membros em quatro grupos: aqueles com um modelo de relações laborais baseado na democracia industrial, caracterizado por uma elevada pontuação de democracia industrial, por uma importante centralização da negociação colectiva e por um elevado envolvimento dos parceiros sociais na definição de políticas; aqueles com um modelo orientado para o mercado, com uma pontuação de democracia industrial muito baixa e um sistema de negociação colectiva descentralizado e descoordenado e, por fim, aqueles com um modelo centrado no Estado ou um modelo centrado nos negócios, que apresentam um nível intermédio de democracia industrial. A Itália pertence ao grupo de estados com um sistema de relações laborais centrado no Estado, um grupo em que o nível de cobertura da negociação colectiva tem a pontuação mais elevada, mas ao mesmo tempo não apresenta um bom nível de coordenação.

Clusters de democracia industrial, UE27, 2008–2021

Tipologia da democracia industrial – Pontuações e variação absoluta por cluster, UE27, 2008–2021

Conclusões: A análise dos vários índices mostra que os seis países do primeiro grupo (Áustria, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Países Baixos, Suécia) também estão no topo do índice global relativo às relações laborais, dos índices de democracia e competitividade industrial e do índice de justiça social. Tudo isto, segundo os autores, demonstra que boas relações laborais podem garantir eficiência, qualidade e diálogo.

Tradução realizada pela Práxis
Artigo original disponível em: Nuovo rapporto Eurofound: lo stato dell’arte delle relazioni
industriali nell’Unione Europea – Bollettino Adapt

https://www.bollettinoadapt.it/nuovo-rapporto-eurofound-lo-stato-dellarte-delle-relazioni-industriali-nellunione-europea/?pdf=219054
Miriam Brembilla
ADAPT Junior Fellow
@mirbre5

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