QUEM SOMOS
O fortalecimento do sindicalismo e a dignificação do trabalho precisam ser assumidos como causa comum de toda a sociedade e ser motivo de debate e reflexão por toda a cidadania. É para contribuir para isso que criámos a PRÁXIS – Reflexão e Debate sobre Trabalho e Sindicalismo.
Promovemos a reflexão sociopolítica e queremos partilhar os resultados dos debates e estudos com os trabalhadores e as suas organizações, com instituições e com todos os interessados. Somos um espaço de cidadania, não uma instituição académica nem uma organização sindical.
A PRÁXIS – Reflexão e Debate sobre Trabalho e Sindicalismo é uma associação autónoma e plural, de adesão exclusivamente individual. Não há associados coletivos ou em representação de organizações. Entre os 35 fundadores estão sindicalistas dirigentes da CGTP-IN e da UGT, de sindicatos nelas filiados e de sindicatos sem filiação, membros de CTs, ativistas dos movimentos do precariado, técnicos e investigadores ligados ao mundo do trabalho.
Na PRÁXIS – Reflexão e Debate sobre Trabalho e Sindicalismo assumimos o compromisso de total respeito pela autonomia e não ingerência nas organizações dos trabalhadores.
Na PRÁXIS – Reflexão e Debate sobre Trabalho e Sindicalismo somos cidadãos socialmente empenhados e, com filiações sindicais e convicções políticas diferenciadas e comprometemo-nos a:
Dinamizar uma reflexão crítica e estratégica sobre os problemas contemporâneos das relações de trabalho, do sindicalismo e das outras organizações de trabalhadores
Propor ideias e soluções, contributos mobilizadores e solidários, que possam ser partilhados com todos os interessados E cumpriremos!
A PRÁXIS – Reflexão e Debate sobre Trabalho e Sindicalismo é uma nova associação, legalmente constituída por escritura pública a 27 de Fevereiro, que realizou a primeira assembleia geral no dia 13 de Março de 2019, em Lisboa. Nesta assembleia geral foram eleitos os primeiros Órgãos Sociais desta associação.